Jan 18, 2016

comunicação escrita - alguns toques

Hoje o tópico é comunicação escrita. Como muitos se comunicam mais por escrito do que verbalmente hoje em dia, acho que uns toques valem a pena.

Comunicação formal:

comece a carta (irk! que troço mais antigo!) ou o e-mail com "Dear ....". Se tem certeza que o destinatário é homem, "Dear Mr +sobrenome"; se for mulher (mas você não sabe se casada ou solteira), "Dear Ms +sobrenome". Hoje em dia não estão usando o ponto após o Mr ou Ms. 
Se estiver escrevendo para alguma empresa e você não sabe quem receberá a mensagem, escreva "Dear Sir/Madam". 
Você também pode usar o primeiro nome da pessoa, mas normalmente após já terem trocado mais e-mails ("Dear Andrew", por exemplo) ou se a pessoa o está tratando assim também.

Termine a mensagem com estas opções:

best regards
warm regards
kind regards
regards

Lembre-se de NÃO abreviar palavras num e-mail formal e não usar emojis.

Comunicação informal: 

comece o e-mail com "Hi + nome". "Dear" ou "dearest" também podem ser usados. 

Termine com estas opções:

cheers
see you
bye
love (para namorados ou familiares, por exemplo, uma filha para uma mãe)
xo (= kiss and hug) - bem informal, ok?

Pode-se abreviar palavras no e-mail informal, como se faz com as mensagens no celular. Pode-se usar emojis, claro. 

Uma boa dica para não passar vergonha é passar um corretor ortográfico antes de enviar. Às vezes comigo acontece assim: eu vejo o erro segundos após ter apertado 'enviar'! É fogo!

Mensagens instantâneas: 

Já comunicação escrita em meios como o Whatsapp depende do destinatário ou grupo. A geração mais nova normalmente não pontua as mensagens, abrevia muito e usa emojis. As gerações mais velhas tendem a escrever mais "certinho", com pontuação e tudo o mais. Se errar uma palavra ou o corretor automático sugerir algo totalmente diferente (é hilário quando acontece), o usual é usar um asterisco e a palavra certa (ou a que você queria usar). 

Exemplo:

- coming to dinner?
- sore.
  *sure.

Mesmo sendo muito informal, acho que ainda vale escrever sem erros, né? Na dúvida, aproveita que está no celular e consulte o Google para ver se está escrevendo certo. O corretor automático nem sempre vai saber diferenciar (como no caso acima, ambas palavras 'sore' e 'sure' existem), então uma consultinha ajuda.



   






No comments: