May 26, 2014

Riddle me this, riddle me that...

Já ouviu esta frase? Tente se lembrar...ela é bem famosa no mundo dos quadrinhos e nos filmes de super heróis. Vou dar outra dica: é da DC Comics. Nada? Bem, outra dica: é de um inimigo de um super herói muito inteligente e que adora roupa preta. Adivinhou? 

A frase "riddle me this, riddle me that. Who's afraid of the big bad bat?" é do vilão Charada (The Riddler, em inglês) nas histórias do Batman. O Charada adora infernizar a vida do Batman com charadas. Normalmente estas charadas são bem complexas, mas nosso herói sempre as desvenda. Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o Charada (por Jim Carrey), clique aqui.
Bem, mas em termos de linguagem, o que é uma charada
Normalmente, uma charada envolve um jogo de palavras com o intuito de fazer a outra pessoa pensar para resolver o enigma. Mas, uma charada também pode envolver números e outros elementos - tudo para complicar a vida de quem tem que desvendá-la. 

Charadas são bem antigas em inglês (e talvez em português também) e eram usadas como literatura na Inglaterra do século 13. 

Seguem alguns exemplos de charadas para crianças que encontrei neste site aqui.

1)  What has two hands, a round face, always runs, but stays in place? 
Resposta: a clock

2) I run but never walk, I murmur but never talk,I go but never stop. What am I?
Resposta: a river

3) If there are three oranges and you take away two, how many will you have?
Resposta: two, because you took 2.

4) What belongs to you, but is used more by others?
Resposta: your name.

Você é bom em desvendar charadas? Eu sou péssima!

No comments: