Apr 20, 2009

Lend vs Borrow

Sinta-se normal se você já fez confusão entre "lend" e "borrow" ("emprestar" e "pegar emprestado"). Para me lembrar qual usar, eu penso assim: 

"Lend" é como "give", então, quando quero algo emprestado, eu penso "can you give me your bike?" e depois troco o "give" por "lend". A pergunta fica "can you lend me your bike?" 

Normalmente eu falo para os meus alunos tentarem usar apenas "lend" (emprestar). Eis alguns exemplos: 

1) Can you lend me your pencil? 
2) I don't like to lend my books to anyone.
3) Dad, can you lend me your car?
4) My friend lent me some money until the end of the week. 

Depois que o "lend" está bem consolidado, eu passo para o "borrow".

"Borrow" é "pegar emprestado". Então você "borrow a book from a library" (pega um livro emprestado em uma biblioteca).

Eu falo para os meus alunos ficarem repetindo mentalmente assim: "you lend - I borrow", "you lend - I borrow"... Fica mais fácil!

Veja alguns exemplos com "borrow":  

1) Can I borrow your pencil?
2) I don't like to borrow clothes from anyone.
3) Dad, can I borrow your car?
4) I borrowed some money from a friend until the end of the week.
5) Is this your new mobile? - No, it's borrowed

Em uma prova ou exercício, se você precisar escolher entre "lend" e "borrow" para completar frases, preste atenção à preposição. Veja se há "to" ou "from" após o objeto direto. Isso o ajudará a decidir porque "you lend something to somebody" e "you borrow something from somebody". Veja nos exemplos acima.

O passado de "lend" é "lent". É um verbo irregular.
O passado de "borrow" é "borrowed". É um verbo regular. 

Espero que tenha ficado mais claro agora. 








16 comments:

Lara said...

Obrigada! Fiquei bastante esclarecida!

Magda Mendes said...

de nada, Lara. Fico feliz em ter ajudado.

Anonymous said...

Thank you for your tips. Eros

Magda Mendes said...

de nada, Eros :)

Anonymous said...

That was really helpful. I always get confused with Lend and Borrow, but now I'll not commit these mistakes again. Thanks a lot Magda!

Augusto

Magda Mendes said...

Thanks for the comment, Augusto.

Cath said...

Thank you so much, Magda! You and your tips are AMAZING! Thanks!

Magda Mendes said...

Hi Cath, you're more than welcome!

fabricio ferreira said...

Oi tudo bem? Esta é minha primeira visita aqui. Você poderia me dizer se esta frase está correta? Could I lend your pen to my sister? No caso de eu estar com alguma coisa emprestada de alguem e querer emprestar para outra pessoa, agradeço desde já, e por favor answer me, I beg you!

Magda Mendes said...

oi Fabrício. A sua frase está certa, sim.
Obrigada pela visita e comentário.

Unknown said...

Isso me ajudou bastante no curso :)

Magda Mendes said...

que bom, Rebeca! Fico feliz. Obrigada pelo comentário.

gabr!ella Kappaun- said...

Thanks !! you help me to got a good mark in my english course 😘

Magda Mendes said...

thanks, Gabriela!

Lara N said...

Really excellent post.

Lara

Magda Mendes said...

thanks, Lara :)