Nov 27, 2012

'wasn't' e 'didn't': nunca juntos

Outro dia me perguntaram: "por que não pode ser 'wasn't go'"? A princípio pensei: "nossa! É tão claro: como água e óleo que não se misturam!" Mas, para algumas pessoas pode parecer confuso. 

A verdade é que 'wasn't' e 'weren't' são os passados do verbo 'be', na negativa. 

Exemplos: I am here today, but yesterday I wasn't. (Estou aqui hoje, mas ontem eu não estava.)
They weren't at the party because they weren't invited. (Eles não estavam na festa porque não foram convidados.)
John wasn't a very good student a few years ago, but now he's an outstanding one. (John não era um bom aluno há alguns anos, mas agora é excelente.)

Note que não há outro verbo (como "go", do exemplo lá em cima) após o wasn't/weren't. O verbo 'be' não serve como auxiliar para fazer negativas de outros verbos, no passado simples. Quem faz esta tarefa é o auxiliar 'did'. Observe as seguintes frases:

1) He didn't go to the party because he was busy. (Ele não foi à festa porque estava ocupado.)
2) If I didn't live in Brasília, I'd like to live in Orlando. (Se eu não morasse em Brasília, gostaria de morar em Orlando.)
3) Mary didn't pass her course, but she'll do it again next semester. (Mary não passou no curso, mas o fará de novo no próximo semestre.)

Após o 'didn't', o verbo fica na 'base form'. Erros comuns: *'he didn't went'/ *'I didn't knew', etc. 
Outro erro comum é dizer *'I don't went' ao invés de 'I didn't go'. 

Então, lembre-se: o auxiliar para fazer negativas no passado é DIDN'T

WASN'T e WEREN'T são os passados de 'be'. Logo, "wasn't go" não combinam - NUNCA! Tente lembrar de coisas que são 'inimigas': Brasil e Argentina em final de copa do mundo; cães e gatos (normalmente eles brigam); Fla x Flu, e por aí vai. É o que acontece com 'wasn't/weren't' e go/study/work, etc.